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A Lei 10.861/2004 e Portaria 40/2007
A Lei 10.861/2004 veio ao encontro do Sistema de Gestão da Qualidade já implementado e mantido pelas Faculdades Integradas IPEP, considerando que as dez dimensões previstas na legislação já estavam contempladas no escopo do nosso sistema.A legislação, porém, ao nosso ver, não previa algumas atividades importantes para a instituição, o que nos levou instituí-la acrescentando a Dimensão 11 ao SGQ.
Nossa opção por adotar um Sistema de Gestão de Qualidade é consequência do compromisso com nossos valores institucionais de dar sempre o melhor ensino e a melhor administração educacional que somente um grupo centenário pode ter. Através desta ferramenta de gestão implantada em nossas Instituições é possível garantir o que a infraestrutura para o aprendizado aconteça e a melhoria contínua sejam os instrumentos de gestão que melhoram ainda mais a capacidade de nosso grupo e consequentemente de nossos alunos.
Como resultado deste magnífico e gratificante trabalho, em 2007 nossas Instituições obtiveram um reconhecimento único e internacionalmente, a Certificação na Norma de Qualidade ISO 9001:2008, em suas unidades situadas em São Paulo e Campinas tornaram-se as primeiras instituições no estado de São Paulo a serem certificadas pela Norma ISO 9001 de Qualidade, provando que a qualidade quanto à gestão da infraestrutura de educação técnica profissionalizante e superior e de seus serviços, bem como a capacidade de sua equipe é mundialmente reconhecida e valorizada.Certificação esta concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, órgão certificador ligado à Universidade de São Paulo - USP e um dos mais respeitados do Brasil e no MUNDO.
A Democratização da CPA
Para maior envolvimento da comunidade acadêmica, a Comissão Própria de Avaliação não foi a única responsável pela implantação do sistema de gestão. Para cada Dimensão foi nomeado um gestor com a responsabilidade de coordenar, supervisionar, aprovar e assegurar o cumprimento das atividades relativas à Dimensão, interagindo em todas as Unidades contempladas pela Dimensão sob sua Gestão e com os demais gestores, coordenando e apoiando os grupos de trabalho na execução das atividades.Sensibilização e Envolvimento dos Gestores dos Processos e demais colaboradores
Para envolvimento de todos os gestores e colaboradores são realizados treinamentos ministrados pela Coordenação da CPA obedecendo as seguintes etapas:1) Integração ao Sistema de Gestão(realizada pela Coordenação da CPA);
2) Integração à Dimensão, considerando a Lei 10.861/2004. (realizada pelo gestor do processo);
Estrutura das Dimensões
1.Visão de Macro-Processo: Documento define os Objetivos da Dimensão, o Planejamento de atividades de acordo com a necessidade proveniente de outras dimensões com as quais se comunica, os recursos necessários para a execução das atividades, os procedimentos praticados e sua contribuição com os indicadores da Dimensão;2.Matriz de Competência: Definição de cargos e funções necessárias ao desenvolvimento das atividades da Dimensão, dos níveis de escolaridade e de experiências mínimas, Indicação de treinamentos eventualmente necessários ao desenvolvimento das atividades.
3.Normas e Procedimentos: Para as principais atividades desenvolvidas pela Dimensão, são elaborados normas e procedimentos que envolvem todos os processos.Estas normas e procedimentos são codificadas e divulgadas através do Manual de Normas e Procedimentos da Instituição, além da intranet.
4.Controle de Registros e Documentos Externos: Os principais documentos pertinentes aos processos são identificados e devidamente armazenados, de acordo com sua importância. Cada Dimensão possui um quadro que os identifica e demonstra os locais de armazenamento, com o objetivo de facilitar o acesso aos documentos, na ausência do gestor.
5.Planejamento de Melhorias: Cada gestor pode programar ações que contribuirão para a melhoria contínua da dimensão sob sua responsabilidade. Para isso, é formalizado um “Plano de Melhorias” que prevê estas ações, prazos e valores agregados aos alunos. Este documento é submetido à aprovação da Diretoria e, após aprovado, é acompanhado pelo gestor da Dimensão.
Monitoramento da Satisfação do Discentes, Docentes e Colaboradores São aplicadas pesquisas semestrais com nossos discentes e anuais com nossos docentes e colaboradores, onde são definidas as seguintes responsabilidades:
Coordenação da CPA: Aplicar as pesquisas de satisfação das respectivas Unidades, de acordo com a programação estabelecida pela Diretoria; Acompanhar o desenvolvimento da aplicação das pesquisas; divulgar na intranet os resultados das pesquisas de satisfação de clientes.
Gestores das dimensões: Analisar os resultados das pesquisas de satisfação junto aos colaboradores envolvidos no processo; propor, quando for o caso, ações de correção ou de melhoria da satisfação (alunos, professores, colaboradores), acompanhar as ações definidas nas Atas de Análise de Dados e alimentar a planilha de indicadores em decorrência dos resultados das pesquisas de satisfação de discentes.
Análise Crítica dos Resultados
Reunião Trimestral de Gestores da CPA: Os gestores das Dimensões são convocados a participar de reuniões trimestrais de auto-avaliação de seus processos, buscando a melhoria contínua do Sistema de Gestão.Autoavaliação dos Processos: A autoavaliação é realizada obedecendo ao Plano de Avaliação que prevê, ao menos, uma avaliação interna do Sistema de Gestão ao ano, englobando todos os processos e uma avaliação externa realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. O Planejamento de Avaliação é divulgado pela Coordenação da CPA para os gestores das Dimensões e para os avaliadores nomeados pela mesma. Os avaliadores preenchem um relatório, onde apontam os pontos fortes, os pontos fracos e as oportunidades de melhoria que julgar necessária para cada Dimensão avaliada Para cada item constatado durante as avaliações devem-se solicitar ações. Capacitação dos Avaliadores: Os avaliadores são treinados pela Comissão Própria de Avaliação e são nomeados de acordo com os critérios de ter participado com aprovação do curso de avaliação interna promovido pela CPA e ter independência da atividade avaliada.
Com foco no atendimento compromissado, gerenciado e transparente ao aluno, e buscando sempre apoiá-lo no processo de formação e atendê-lo no que for possível, dentro e fora da sala de aula* contamos com um gerenciamento de processos que compõe uma rede dirigida para o aprendizado do aluno que permite a integração de todos os setores, fazendo com que os problemas apareçam e sejam solucionados através dos instrumentos da Qualidade (Fale Conosco, Caixa de Sugestões, SAE, SOE, SACP)*, produzindo uma evolução e a consolidação das melhores práticas. Além de permitir que os serviços possam ser medidos, acompanhados e gerenciados.
*SAE: Serviço de Atendimento ao Aluno. SOE: Serviço de Orientação ao Estudante. SACP: Solicitação de Ação Corretiva e Preventiva. Os resultados das avaliações da CPA são analisados semestralmente pela Alta Direção, composta pela Coordenação da CPA, pela Diretoria Executiva do Mantenedor e pela Direção Geral da Instituição, a fim de promover ações para contribuição da melhoria do Sistema de Gestão.